Férias é tempo de relaxar – cuide da saúde

Férias é tempo de relaxar – cuide da saúde

É bastante comum darmos aquela relaxada na época de férias e descuidar um pouco da saúde. Fica difícil resistir à lasanha na casa da avó que você foi visitar ou aquela cervejinha na beira da praia. A palavra de ordem é equilíbrio.

Diversas pessoas descobrem ou desenvolvem problemas de saúde durante as férias por conta do descontrole com comida, bebida e falta de cuidados essenciais como dormir bem  e higiene pessoal. Não dá para passar as férias inteiras nos exageros. O corpo pode sofrer com essas alterações bruscas de rotina e dar trabalho para retomar o ritmo normal ou, pior ainda, sofrer com a baixa imunidade. 

Veja algumas dicas que podem manter sua saúde “guardada” durante as férias sem cortar sua diversão:

✅ Atenção para seu organismo – ele sente as mudanças

Se as mudanças pelas quais seu organismo vai passar não forem bem planejadas, ele pode sofrer vários tipos de desequilíbrio. A falta de atividade física e os excessos na alimentação, por exemplo, levam ao aumento de insulina circulando no sangue. Em pouco tempo, isso pode provocar o aumento de peso e até diabetes. Escolha melhorar a alimentação e dormir melhor/descansar nas férias e não apenas exceder-se.

✅ Você vai comer mais na rua – fique atento

Escolha restaurantes que tenham opções saudáveis. A comida do restaurante pode conter muitos condimentos e temperos para garantir uma boa imagem e cheiro. Isso pode ser uma bomba para seu corpo. Planeje seu prato antes de montá-lo. Escolha menos frituras e comidas com molhos, elas têm um teor maior de gordura e podem demorar mais para digestão. 

✅ Acordar tarde e não tomar o café da manhã – não faça isso

O café da manhã é a principal refeição do dia e não deve ser “pulada”. Um bom café da manhã gera mais energia e disposição. Além disso, ela prepara o organismo para receber as refeições seguintes. Começar o dia com uma refeição pesada (normalmente o almoço), não é uma boa escolha para manter a saúde.

✅ O jantar deve ser leve

Componha o jantar com uma salada e uma proteína, como uma carne ou ovo. Não exagere nesta refeição. O metabolismo do jantar acontece, em parte, durante o sono e, nesta fase, todas as funções são mais lentas e a digestão pode ser prejudicada. Isso vai prejudicar seu sono e certamente pode tirar toda a sua energia do dia seguinte. 

✅ Protetor solar na sombra

Mesmo os ambientes na sombra podem refletir os raios ultravioletas. Desta forma, mesmo que a pele não sofra com as queimaduras, há o risco de envelhecimento precoce. Então, usar protetor solar no sol e também na sombra vão garantir bons cuidados com sua pele.

✅ Consuma álcool sem exagero

Uma dose de bebida alcoólica (destilados ou vinho) por dia pode ser ingerida sem lesar o sistema digestivo. A cerveja tem muitas calorias e deve ser evitada. Uma dica: consuma bebida apenas nos dias de festa e alterne os drinks com copos de água ou sucos.

✅ Tenha um plano de saúde

Por mais que você tome todos os cuidados, urgências podem acontecer e a melhor saída é ter um bom plano de saúde para te resguardar em qualquer local. Escolha um plano que tenha uma boa cobertura e um atendimento com rede ampla. 

Quer ajuda para escolher o melhor plano de saúde e viajar tranquilo para curtir as férias? Fale com a Solum Corretora.

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